Desatinos...

Este é o meu terceiro lar, meu refúgio... Onde juntoletras e tento traduzir sentimentos. É um lugar de saudade, pois sempre falo com uma certa dose de nostalgia, na verdade sou um pouco antiquada com ares de pós-moderna...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

É cedo ou tarde?

Já reparou?
Que o abraço pode funcionar como uma desculpa sem palavras?
Pensei nisso ao ver o primo da minha sobrinha lhe dando um abraço após uma birra entre os dois.

Ele, que jogou o kit de beleza dela no chão, se recusava a pedir desculpas.
Ela, que revidou com um tapinha, já tinha pedido desculpas, mesmo se sentindo injustiçada.
O menino não disse nada. Cruzou os braços. Emburrou.
[Para algumas pessoas, mesmo as pequeninas, é difícil pedir desculpa]
Logo, o abraço trouxe leveza a essa palavra que saiu da boca do menino acompanhada de um beijo na bochecha da garotinha.

Veja bem, eu já não tenho vinte e poucos anos... Mas quando menina-adolescente-e-mulher calei muitas desculpas e não dei abraços para que tudo ficasse mais fácil.

Então...

Desculpa se eu errei, se parti seu coração, se não disse as palavras certas, sonhadas, desejadas, palavras presas no pensamento, abafadas na timidez... desculpa se eu não soube compreender seu gesto de carinho, suas falhas, sua covardia... desculpa todas as vezes em que fui egoísta, neguei o beijo, não liguei, não disse adeus na despedida, não respondi os e-mails, não guardei todos os bilhetes.... desculpa por não ser quem você pensou, por alguma mágoa eventualmente causada...desculpa meu medo, toda a tolice da juventude, os exageros dos meus poucos anos, desculpa até os gritos que silenciei e guardei dentro de mim, num canto escondido e que se transformaram numa palavra feia - ressentimento. A impressão que tenho é que já é tarde. Mas, tarde não é o mesmo que definitivo. Desculpa também meu silêncio quando você precisava de palavras.

Só não posso me desculpar por ter magoado quando foi preciso, por reagir à injustiça, por ter cuspido o amargo e por desprezar o que me fazia mal.

Já reparou?
É que as palavras também abraçam...

2 comentários:

Abstrações disse...

Creio que o cedo ou tarde se refazem a cada gesto, cada palavra... assim como o dia e a noite.. uma coisa pode levar a outra..

Lindas palavras

És admirável sim!!!

Beijos Amada

Tuto... disse...

Ô Yuska, é bem verdade, lembro direitinho de quando vi aquele blog tão meigo de uma menina ancorada no espaço...
Sobre a orelha fiquei sem palavras, seria uma honra, inclusive daria a minha própria pra um autógrafo seu.