Desatinos...

Este é o meu terceiro lar, meu refúgio... Onde juntoletras e tento traduzir sentimentos. É um lugar de saudade, pois sempre falo com uma certa dose de nostalgia, na verdade sou um pouco antiquada com ares de pós-moderna...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As crianças não sabem perder


Dizem que a competição ensina. Mas quem ensina a criança a lidar com o lado menos legal da brincadeira? [Lição 1: Frustração]. "O importante é competir". Quantas vezes ouvi isso... um consolo à minha falta de jeito com os esportes e disputas de todos os gêneros. Até quando me apaixonei pela primeira vez aos 11 anos e minha melhor amiga também, pelo mesmo menino... Ele tinha cara de Paul do seriado Anos Incríveis. Parecia leso, mas eu gostava dele. Abri mão, fiquei sem falar com ele, e daí que os dois nunca namoraram. Mas isso ficou no passado e muito bem resolvido.

Olho minha sobrinha Manú, aos 7 anos e enxergo nela traços tão parecidos com os meus, principalmente a falta de habilidades. Não sabe dançar direito, corre engraçado, tomba e quebra coisas, desistiu do balé na primeira semana... Manu é boa em virar a página das revistas e livros infantis. Mas ela também é competitiva (do jeito amoroso dela).
 - Nunca, absolutamente nunca, ela fica devendo um beijo. 
Regra de Manú é a seguinte: o último beijo é sempre ela que dá. Dia desses quase derruba a freira do colégio em que estuda, que lhe deu um beijo e não esperou que ela devolvesse. Manú agarrou no pescoço da freira e quase a coloca no chão. - Ela tinha que dar o bendito beijo. 
Já Clara, 8 anos, é diferente. Não consegue digerir a derrota. É intensa e direta. O engraçado é que ela e Manú, apesar de tão diferentes, são inseparáveis. Manú sempre leal a Clara que tem um certo domínio pela mais nova.

Dia desses meu namorado não soube compreender minhas indiretas e arrasou comigo e as meninas num jogo de damas pela web. Fiquei triste com a cara das meninas murchando, decepcionadas com a derrota. Dizem que adulto tem que ensinar as crianças a saberem a perder. Pôxa vida, às vezes acho que não cresci porque não sei dar valor a esse lance de competir. Conquistar é melhor. Acho chato perder, abrir mão... eu olho pra elas e digo: - Ele foi melhor que a gente mesmo. Elas não compreendem. Eu digo que é só uma brincadeira. Manu faz que entende e logo vem me beijar... 
...Já Clara diz: 
- Eu vou me vingar dele.

(Aguenta neguinho!)


 



Um comentário:

Abstrações disse...

Minha opinião.
Os pais, tios e até amigos ensinam sobre a vida e como vive-la.
Vencer e perder em um jogo é um ensaio para a vida, uma motivação para melhorar, uma coisa para pensar.. Jogarei com ela.. ensinarei-a..